Atuando em Cataguases desde 1972, a Copasa se mantém fiel ao seu compromisso de oferecer os melhores serviços aos seus clientes, com o foco não só na quantidade e na regularidade, mas na qualidade da água distribuída à população.
Prova disso são os constantes investimentos realizados pela companhia para o aprimoramento da sua prestação de serviço. Além das melhorias na estrutura do Sistema de Abastecimento de Água de Cataguases – que inclui redes de distribuição, unidades de bombeamento, reservatórios, entre outros, a empresa também mantém investimentos nas unidades diretamente ligadas à qualidade da água.
De acordo com o gerente Regional da Copasa em Ubá, Marlos Portugal, “os investimentos da Copasa em Cataguases não param. Além das melhorias na distribuição da água, garantindo a regularidade no abastecimento para toda a população, também investimos frequentemente na eficiência dos nossos processos de tratamento e monitoramento da qualidade da água”.
Entre as ações mais recentes, o gerente destaca as melhorias na Estação de Tratamento de Água (ETA), com a substituição dos materiais filtrantes da ETA – responsáveis pela retirada de impurezas, materiais orgânicos e odores da água coletada, e a aquisição de novos e modernos equipamentos para atualização do laboratório local que, entre outros parâmetros, checa a qualidade da água dentro dos critérios de cor (turbidez) e cloro.
Monitoramento e controle
Somado aos constantes investimentos está o rigoroso controle de qualidade exercido pela companhia, que vai desde as análises realizadas no ponto de captação, até à água que chega aos imóveis dos clientes. Essas análises têm estrita obediência aos padrões de vigilância e potabilidade, estabelecidos pela legislação vigente, conforme portaria GM/MS 888/2021 do Ministério da Saúde e são monitoradas por uma rede laboratorial estruturada, que inclui os laboratórios Local (Cataguases), Regional (Leopoldina) e Central (Belo Horizonte).
Vale ressaltar que, de forma sistemática, eventuais resultados anormais nas análises de qualidade de água dão origem a novas campanhas amostrais, com a verificação do histórico geral de qualidade do sistema envolvido, inspeção sanitária para identificar possíveis causas e providências imediatas para a eliminação dessas causas e correção de problemas pontuais constatados.
O gerente da Regional Ubá, Marlos Portugal, enfatiza que a vigilância e o rigoroso controle da qualidade da água fazem parte de um processo valoroso para a Copasa. “A população, não só de Cataguases, mas de todos os municípios da região onde a Copasa atua, pode ter a tranquilidade de estar consumindo a melhor água distribuída em todo o Estado. Nossos processos são monitorados minuciosamente, garantido que a água esteja dentro dos padrões de potabilidade e não represente quaisquer riscos à saúde das populações atendidas”, acrescenta Marlos.
Transparência
E, prezando pela transparência de sua atuação, a Copasa considera de suma importância manter o diálogo com a administração municipal e suas áreas afins, bem como com todos os órgãos e instituições ligadas à saúde e ao saneamento básico, não só no município de Cataguases, mas em todo o Estado.
Diante disso, a companhia disponibiliza aos órgãos competentes todas as informações de controle da qualidade água, conforme prevê a Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG), no que diz respeito ao envio de informações de controle da qualidade à água pelos prestadores de serviço regulados pela Agência.
A Copasa também encaminha mensalmente os dados referentes ao relatório do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua) para a Vigilância Sanitária dos municípios – responsáveis pelo lançamento das informações no portal Sisagua do Ministério da Saúde, e para as secretarias municipais de Saúde, como também divulga as informações relativas à qualidade da água na fatura mensal de serviços e no Relatório Anual da Qualidade da Água, disponibilizado no site www.copasa.com.br.
Relacionamento com o cliente
Da mesma forma, a Copasa também está à disposição de seus clientes e pronta para prestar todos os esclarecimentos que se fizerem necessários, inclusive sobre questões relacionadas à qualidade da água.
Para isso, além da sua Agência de Atendimento Local em Cataguases, a Copasa também disponibiliza, gratuitamente, seus canais de relacionamento. Os clientes podem falar com a Copasa, informando o endereço completo e o motivo do contato, a qualquer momento, por meio dos telefones 115 ou 0800 0300 115; do site www.copasa.com.br ou pelo Aplicativo Copasa Digital (disponível para Android e iOS). É possível optar também pelo atendimento virtual via WhatsApp pelo número (31) 9 9770-7000, com funcionamento de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 16h.
Comente este post